2006/03/04

Qdo fôr grande quero ser cientista.


Na 5ª feira deparei-me com esta notícia no Público:

"Sexo tem vantagens evolutivas
João Pedro Pereira
A maioria dos seres vivos precisa de um parceiro para se reproduzir, mas os benefícios da reprodução sexual ainda intrigam os cientistas."

Um furo espantoso!!! Ainda bem que não fazemos sexo em vão, com tanto sacrificio sem nenhum objectivo. Agora tudo faz sentido fazemos sexo pelas vantagens evolutivas.
Eu pessoalmente não tenho evoluido muito, pelo contrário acho que com o sexo regrido bastante na escala evolutiva ficando entre o Gorila e o neanderthal ( quando digo palavras com mais de uma silaba).

O que eles queriam dizer é que com cruzamento de património genético diminuem as doenças congénitas e aumenta as probabilidades de resistência/conservação em termos de espécie. Eu acho que dei isto no 7º ano, mas posso estar enganado..(se calhar foi no oitavo). Mas não há duvida que o sexo ajuda na evolução, ouso dizer também na conservação da especíe ( o facto de haverem novos individuos deve ser benéfico, alguém devia investigar isto).

A noticia referia que como não havia tempo para modelos reais foi um modelo informático que realizou as diferentes combinações genéticas. Isto é noticia?
Ao menos faziam um modelo real no laboratório ( uns com os outros ) isso dava uma boa noticia (com fotos) e talvez entendessem os benifícios da reprodução sexual que tanto intrigam os cientistas.